Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Aeronave da Ciopaer socorre criança de três anos picada por cobra no interior do Ceará
Ter, 21 de Junho de 2016 14:21

Um menino de três anos foi socorrido, nesse domingo (19), por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), depois de ser picado por uma cobra jararaca. Pedro Lucas Ferreira (03) estava com a família em um sítio no município de Tauá, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), quando sofreu o acidente. A rapidez do atendimento foi essencial para resguardar a vida da criança.

A guarnição do Corpo de Bombeiros do município acionou, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a equipe da Ciopaer. O helicóptero, com dois policiais pilotos, um médico e uma enfermeira, levou o soro antiofídico e transferiu, de forma mais rápida, a vítima até o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Segundo informações do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eduardo Henrique, que participou do resgate, se a criança não tivesse sido socorrida pela aeronave Fênix 06 - com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea - talvez tivesse sofrido sequelas irreversíveis. “O mais importante foi ter medicado o garoto com o soro o quanto antes”. “O tratamento do Pedro começou quando ele ainda estava em Tauá e isso foi primordial para a melhora da vítima”, disse o médico.

A aeronave da Ciopaer levou o soro antiofídico do IJF até a cidade de Tauá, onde a criança recebeu os primeiros atendimentos ainda em solo. “Fomos informados sobre o acidente e rapidamente decolamos da base da Ciopaer e fomos ao IJF pegar as ampolas de soro antiofídico”. “Depois seguimos para Sobral, onde precisamos fazer um reabastecimento, e por fim chegamos ao destino final – Tauá”, disse o Major Paulo Capelo, piloto da Ciopaer. Por questão de segurança e por decisão médica, o garoto foi transferido ao Hospital Instituto Doutor José Frota em Fortaleza, onde passa bem.

O pai da criança, Joel Marques Nogueira, frisou que o atendimento foi excelente e que ficou muito feliz pela forma como o seu filho foi atendido. “O atendimento foi rápido e de qualidade, fiquei muito orgulhoso de ser cearense e saber que em nosso Estado temos um serviço tão importante e com uma qualidade tão boa”. “Somos muito gratos com o atendimento excelente que o nosso Pedro teve, queríamos agradecer a toda a equipe da Ciopaer e ressaltar o quanto foi importante o nosso filho ter sido medicado tão rápido”, ressaltou o pai.

Fonte: SSPDS

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2