Aeronave da Ciopaer socorre criança de três anos picada por cobra no interior do Ceará
Ter, 21 de Junho de 2016 14:21

Um menino de três anos foi socorrido, nesse domingo (19), por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), depois de ser picado por uma cobra jararaca. Pedro Lucas Ferreira (03) estava com a família em um sítio no município de Tauá, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), quando sofreu o acidente. A rapidez do atendimento foi essencial para resguardar a vida da criança.

A guarnição do Corpo de Bombeiros do município acionou, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a equipe da Ciopaer. O helicóptero, com dois policiais pilotos, um médico e uma enfermeira, levou o soro antiofídico e transferiu, de forma mais rápida, a vítima até o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Segundo informações do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eduardo Henrique, que participou do resgate, se a criança não tivesse sido socorrida pela aeronave Fênix 06 - com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea - talvez tivesse sofrido sequelas irreversíveis. “O mais importante foi ter medicado o garoto com o soro o quanto antes”. “O tratamento do Pedro começou quando ele ainda estava em Tauá e isso foi primordial para a melhora da vítima”, disse o médico.

A aeronave da Ciopaer levou o soro antiofídico do IJF até a cidade de Tauá, onde a criança recebeu os primeiros atendimentos ainda em solo. “Fomos informados sobre o acidente e rapidamente decolamos da base da Ciopaer e fomos ao IJF pegar as ampolas de soro antiofídico”. “Depois seguimos para Sobral, onde precisamos fazer um reabastecimento, e por fim chegamos ao destino final – Tauá”, disse o Major Paulo Capelo, piloto da Ciopaer. Por questão de segurança e por decisão médica, o garoto foi transferido ao Hospital Instituto Doutor José Frota em Fortaleza, onde passa bem.

O pai da criança, Joel Marques Nogueira, frisou que o atendimento foi excelente e que ficou muito feliz pela forma como o seu filho foi atendido. “O atendimento foi rápido e de qualidade, fiquei muito orgulhoso de ser cearense e saber que em nosso Estado temos um serviço tão importante e com uma qualidade tão boa”. “Somos muito gratos com o atendimento excelente que o nosso Pedro teve, queríamos agradecer a toda a equipe da Ciopaer e ressaltar o quanto foi importante o nosso filho ter sido medicado tão rápido”, ressaltou o pai.