Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Arsenal é apreendido pelo BPMA durante operação que segue em continuidadeOperação no município de Acopiara resulta na apreensão de armas, munições e animais silvestres
Qui, 16 de Junho de 2016 11:48


Nove armas de fogo e mais de 600 cartuchos foram aprendidos em uma operação efetuada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta segunda-feira (13) e no final de semana, em três cidades da região centro-sul do Estado. Cinco pessoas foram presas e autuadas com base no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais. A apreensão do arsenal e as prisões são resultado de uma ação continuada, desenvolvida desde o último sábado (11) por meio de policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Três das armas (um revólver calibre 38 e duas espingardas cal. 12 e 36) e um dos presos foram localizados hoje (13), no município de Mombaça - Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado -, além de pássaros silvestres e munições. O capturado se trata de Antônio Iracildo Araújo Chaves (35), que foi encaminhado para a Delegacia Regional de Senador Pompeu e autuado por posse ilegal de arma de fogo e criação ilegal de pássaros silvestres.

A operação, que segue até a próxima quarta-feira (15), objetiva apreender armas, munições e inibir a prática de delitos como crimes ambientais. A ofensiva foi iniciada no último sábado (10), na cidade de Catarina, e teve como alvo também o município de Acopiara, nesse domingo (12) – respectivamente nas AISs 18 e 16. Ao todo, sete ações foram realizadas pelos militares do BPMA da 4ª Companhia de Juazeiro do Norte.

Quatro das ações ocorreram em Acopiara. Três dessas ofensivas se deram durante a manhã desse domingo (12) e culminaram nas apreensões de uma espingarda calibre 12, duas espingardas de cal. 36, um rifle cal. 44, um revólver cal. 38, 48 cartuchos de diversos calibres e recipientes contendo pólvora, espoleta e chumbo, além de quatro pássaros silvestres. Os materiais foram encontrados em três imóveis situados na localidade de Sítio Paturi. Um homem identificado como José Marques de Sousa (59) foi preso em um dos imóveis e autuado em flagrante por adulteração de arma de fogo e por crimes ambientais.

Já em um imóvel na localidade de sítio Bom Nome, ainda em Acopiara, na tarde de ontem (13), os policiais encontraram uma espingarda cal. 32, 25 cartuchos, um recipiente contendo pólvora e oito pássaros silvestres. Francisco Nicanor de Lima (60) foi preso no local e autuado também por posse ilegal de arma de fogo e por manter em cativeiro espécies da fauna silvestre. Três das ações foram registradas na Delegacia Regional de Icó e a outra na Delegacia Regional de Iguatu. A Polícia chegou aos ilícitos após receber denúncias anônimas sobre a existência dos materiais nos locais vistoriados.

 

Vasta munição
Ao todo, 595 cartuchos de diversos calibres, 69 quilos de chumbo, 173 recipientes com pólvora, 84 recipientes com espoletas e 24 caixas de fogos de artifício foram apreendidos durante o último sábado (11), na cidade de Catarina. Os materiais foram encontrados em dois endereços situados na Rua Elizeu Pedrosa, Vila Macário, e na Avenida José Alves de Castro, Centro.

Uma mulher e um homem identificados como Maria Amélia Carlos Sampaio (69) e Francisco Alves Teixeira foram presos nos locais onde os ilícitos foram apreendidos. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Tauá e autuados em flagrante respectivamente nos Artigo 12, do Estatuto do Desarmamento, 29, da Lei dos Crimes Ambientais, por comércio ilegal de munição, com base no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento e por fabricar, manter ou transportar substância ou engenho explosivo, com base artigo 253 do Código Penal. Este é o resultado parcial da operação, que segue em continuidade.


Iguatu
Outra ação efetuada por militares do BPMA, na última sexta (10), resultou nas apreensões de duas armas de fogo e na prisão de um homem, na cidade de Iguatu – AIS 16. O suspeito foi identificado como João Ari Lobo (66). Foi apreendido um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 38, um cano para espingarda calibre 32, 31 cartuchos calibre 36 - com 27 intactos - e seis munições calibres 38. A ofensiva ocorreu após a Polícia receber denúncia repassada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


Fonte: SSPDS

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2