Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Beira Mar ganha Centro de Monitoramento
Ter, 10 de Maio de 2016 11:55

 

Na ocasião, também foram inaugurados outros dois postos de policiamento na Beira Mar, localizados na antiga Casa do Turista e em frente ao Náutico.

Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, a Avenida Beira Mar ganha reforço de segurança a partir desta sexta-feira (6). O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto inauguraram o Centro de Monitoramento da Beira Mar, localizado no Novo Mercado dos Peixes.

O sistema de monitoramento conta com 30 câmeras. Onze (14) delas são "speed dome" – que possuem função giratória –, com alcance de até 300 metros e um giro de 360 graus. Os equipamentos estão distribuídos entre a orla da Praia de Iracema até a Beira Mar, no Mucuripe, e uma no Centro Cultural Dragão no Mar, compreendendo 6 km. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real, e retransmitidas para a Ciops, na sede da SSPDS.

Na ocasião, também foram inaugurados outros dois postos de policiamento na Beira Mar, localizados na antiga Casa do Turista, em frente ao Coco Bambu, e em frente ao Náutico. Ambos os postos servirão de ponto fixo e apoio na área, para Polícia Militar e Guarda Municipal, além de ofertar o serviço de atendimento ao turista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Setfor, com informações bilíngues e internet.

Os equipamentos são frutos da parceria do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ligada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor); e iniciativa privada, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE).

A Central vai contar com quatro profissionais acompanhando as câmeras por 24 horas - dois analistas de imagens, um policial militar e um guarda municipal -, todos com radiocomunicação direta com a Ciops. Além dos profissionais na Central, o policiamento segue na região através do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e das demais companhias da segurança pública e Guarda Municipal.

Esperamos com essas ações fortalecer o policiamento, com um maior acompanhamento e proporcionando uma sensação de segurança para as pessoas que ali passam, tanto os residentes no Ceará, quanto quem vem de outros Estados e do exterior. Essa é uma iniciativa do Governo, em parceria com a Prefeitura, no âmbito do Ceará Pacífico, que une muitas ações buscando parcerias para solucionar problemas que tanto afligem a comunidade, como é o caso da segurança pública. Isso o governo tem feito, buscar e implementar soluções por meio de parcerias”, ressalta o secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, Cel. PM Lauro Prado.

Já o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, frisa que a Prefeitura entendeu a necessidade de melhorar a segurança de um dos principais cartões postais da cidade. “Em conversa com o prefeito Roberto Cláudio, decidimos ceder esses espaços para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará. A parceria com a ABIH também foi essencial para que pudéssemos colocar em prática. A Associação foi responsável por toda a compra dos equipamentos eletrônicos e a estrutura do posto policial, localizado no Náutico”, destaca.

Além do Centro de Monitoramento, dentro do Mercado dos Peixes, os outros dois espaços também foram cedidos pela Prefeitura de Fortaleza, para que fossem ocupados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. “O objetivo é que a cada quilômetro tenhamos um posto policial”, completa o secretário.

Mercado dos Peixes

O novo Mercado dos Peixes, na Beira Mar (SER II), recentemente revitalizado e entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), oferece 45 boxes para venda e quatro boxes de frituras, além dos blocos de administração, pesagem de mercadorias, associação dos permissionários, estacionamento, banheiros públicos e caixa d'água.

Posto da PM e Guarda Municipal (Em frente ao Coco Bambu e Náutico)

Nos locais, funcionarão também ponto de apoio ao turista, da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Setfor. É oferecido serviço de internet, atendimento bilíngue e distribuição de material com informações turísticas.

 

Fonte: Assessoria SSPDS


 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2