Coronel Comandante Geral da PMCE, Geovani Pinheiro, recebe Medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza
Ter, 22 de Março de 2016 14:41

Na última sexta-feira (18), foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza para a entrega da medalha Boticário Ferreira ao coronel QOPM, Geovani Pinheiro, comandante-geral da Polícia Militar do Ceará.

A comenda foi proposta pelo vereador professor Gerôncio Coêlho, aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi dirigida pelo vereador Gerôncio Coelho, representando o presidente da Casa, vereador Salmito Filho.

A mesa dos trabalhos contou com a presença das seguintes autoridades: Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira; Alberto Mendonça, chefe de gabinete da Assembleia Legislativa; Ronaldo Mota Viana, representando o chefe da Casa Militar do Governo do Estado; vereador Gelson Ferraz; e o coronel Austregésilo Rodrigues, coordenador estadual do Proerd. A Banda Major Xavier Torres entoou o hino nacional.

Após receber a Medalha e o diploma das mãos do vereador professor Gerôncio Coelho, o Coronel Geovani Pinheiro disse que foi tomado pelo sentimento de gratidão. “Sou um homem muito grato a Deus. Nasci em uma família muito humilde, em Icó, na localidade Tenente de Barros. Cheguei criança em Fortaleza. Meus pais são referencias em minha vida pelo trabalho e exemplo. Minha esposa e meus dois filhos são a razão de minha vida. Comecei minha vida laborativa aos sete anos. Estudei na Escola Presidente Roosevelt. Trabalhei de 1972 a 1982 na Padaria Padre Cícero, no Parque Araxá. Lembro-me que no ano de 1980 foi um dos mais difíceis, quando meu pai foi acometido de uma doença grave e ele faleceu naquele ano”.

Em abril de 1981 talvez tenha conquistado uma das maiores realizações de minha vida, em termo de posses – eu consegui com meu irmão, após de muito esforço, comprar uma carrinho de mão. E deixei de vender o pão em cestas e passei a vender no carrinho. Em 1982 terminei o 2ª Grau e me alistei no Exército. No 23 BC, um cidadão perguntou aos conscritos que queria fazer o NPOR. Como tinha o segundo grau eu levantei a mão. No dia da prova acordei tarde. Mas consegui fazer a prova. Eram 40 vagas. Fiquei no quarto lugar geral”, observou.

Disse que mais na frente se inscreveu para o CFO, mas não passou. “Depois fui para a Escola de Sargentos. Sai da Rua Padre Graça a pé para o Paulo Sarasate, onde seria realizada a prova. No meio do caminho me vi no meio de um tiroteio e me atrasei para a prova. Os policiais queriam me levar para o Distrito Policial pensando que eu tinha algo a ver com o acontecimento. Mas depois eles mesmo me levaram para o Paulo Sarasate, após explicarem a situação eu fiz a prova e fui aprovado”, asseverou.

“Nos militares passamos mais tempo trabalhando que com família. Em 2015, passei a comandar a Polícia, não é fácil sentar na cadeira de comandante-geral, pois temos muitas demandas e decisões a tomar. Aqui eu volto aos agradecimentos ao Coronel Castro, que me preparou em um ano e três meses para estar aqui hoje como comandante-geral. Faço referencia ao coronel Evandro Macedo Júnior, que nos deixou há dois meses, os demais escudeiros e policiais que me auxilia. Comandar não é mandar mas demandar. A todos o nosso grande obrigado”.

“Agradeço também ao cidadão e amigo torcedor do Grêmio, doutor Delci Teixeira. Temos hoje uma grande equipe na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará. Quero agradecer a uma pessoa mesmo ausente que aprendi a admirar e respeitar. Foi o primeiro político que apertei a mão, foi o deputado Zezinho Albuquerque, pessoa que busca contribuir com a segurança pública do estado do Ceará. Ao nosso grande governador Camilo Santana, que vem resgatando a instituição policial militar e aos nossos oficiais aqui presentes.”

“Fortaleza foi a cidade que nasci e me criei. Foi onde tive a oportunidade de me formar. Assim sendo muito me honra receber a medalha Boticário Ferreira a mais alta honraria dessa Casa. Agradeço por meu nome ter sido aprovado pelo plenário dessa casa. Ao vereador professor Gerôncio Coelho e a Câmara Municipal de Fortaleza, o nosso muito obrigado”.

Perfil

Geovani Pinheiro da Silva, nasceu em 20 de outubro de 1963, em Icó-CE, filho de José Ferreira da Silva e Maria Socorro Pinheiro. Entrou na Polícia Militar em 1°. de Março de 1985. Foi promovido a Aspirante a Oficial PM em 23 de dezembro de 1988; 2°.Tenente PM, em 03 de julho em 1989; 1°. Tenente PM, em 24 de maio de 1992; Capitão PM em 24 de dezembro de 1995; Major PM, em 25 de agosto de 2000; Tenente Coronel PM em 24 de maio de 2006 e Coronel PM, em 24 de dezembro de 2011.

Fotos: André Lima

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza