Centro Biopsicossocial (CBS) / Assitência Religiosa (CEASR)

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, em uma busca  incessante pela excelência de suas atividades, atenta para uma visão holística de HOMEM enquanto um ser biopsicossocial, onde o foco não é apenas a doença e o tratamento em si, mas todos os aspectos relacionados ao fenômeno do adoecer ( sejam eles fisiológicos,psicológicos, sociais, ambientais ou espirituais) os quais também devem ser considerados para que o tratamento seja eficaz, visando a promoção à saúde e focando no tratamento integro com ênfase na ética e sigilo absoluto. Esses pensamentos representam a necessidade de aperfeiçoamento da atual política de Segurança Pública onde há a preocupação com a qualidade de vida do policial militar e dos seus dependentes, sendo que em um ato de responsabilidade institucional e social apoiou a inauguração no dia 26 novembro de 2009 o Centro Biopsicossocial – CBS, vinculado a CSAS, que funciona como um órgão sanitário, congregando em um espaço único os serviços de psicólogos e assistentes sociais, proporcionando um atendimento biopsicossocial de qualidade e excelência a toda família policial militar.

 

Oferecer ao seu público alvo, policiais militares e seus familiares, um serviço de acompanhamento social e tratamento dos distúrbio psíquicos/comportamentais que influem diretamente na dinâmica de relacionamento biopsicossocial e espiritual, possibilitando um redução do stress do dia a dia profissional.

 

Atendimento psicoterápicos individuais – O atendimento psicológico é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, estando ancorado também no Código de Ética Profissional do Psicólogo. A psicoterapia é também é um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

O atendimento psicoterápico visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade de processo psicoterapêutico tendem a desaparecer à medida que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de um processo psicoterapêutico é a melhoria da autoestima e a ampliação do autoconhecimento do ser.

Visitas Domiciliares – Considerando que a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social tem a missão de fornecer apoio, orientação psicológica/social, e assistência aos militares e dependentes . O CBS realiza diariamente visitas domiciliares, através de psicólogos e assistentes sociais, visitas estas previamente agendadas ao militares de Licença para Tratamento de Saúde e dependentes que tenham sofrido algum abalo emocional, a fim de oferecer assistência multiprofissional  aos usuários.

Clínica médica geral, endocrinologia, cardiologia e Nutrição – É uma área bem ampla do conhecimento médico que atua no diagnóstico preliminar de patologias e no encaminhamento aos exames laboratoriais emergenciais. O pacientes militares e seus dependentes são acompanhados durante o acolhimento é encaminhados para clínicas do ISSEC e médicos filiados.

Mutirões ( Optometria, homeopatia/iridologia, vacinação, audiometria) – Mutirão é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. São realizados no próprio CBS ou de forma itinerante. Levados aos quarteis, ofertando aos militares e dependentes diversos atendimentos.

Ação “Cuidando do Cuidador” – Ação social itinerante, realizada mensalmente, nos batalhões e companhias da PMCE com intuito de levar os serviços oferecidos no CBS, bem como palestras e profissionais colaboradores. A iniciativa visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida da comunidade policial e seus dependentes. Ação esta, que potencializa a cidadania e a consciência social dos indivíduos, envolvendo-os na construção de um futuro melhor e faz com que o cuidador sinta-se acolhido dentro da sua instituição.

Endereço

Rua Tereza Cristina, nº 1575 – Farias Brito – Cep: 60.015-141

Contato:(85) 3101-2236

Email:cbs.pmce@gmail.com

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FUNÇÃO
Ten-Cel PM Deoclécio Antônio de Aquino
COORDENADOR DE SAUDE E ASSISTENCIA SOCIAL
Mal. PM Antônio Carlos Paulino dos Santos
ORIENTADOR DAS CÉLULAS CBS/CEASR
Dra. Idália Maria Brasil Burlamaqui (Endocrinologia)
CLINICA MÉDICA
Dr. Pedro Gervásio ( Clinico Geral )
CLINICA MÉDICA
Dra. Mtrla ( Cardiologista )
CLINICA MÉDICA
ESPECIALIDADES FUNÇÃO
Optometria
OUTROS SERVIÇOS
Homeopatia/Iridologia
OUTROS SERVIÇOS
Audiometria
OUTROS SERVIÇOS
Nutrição
OUTROS SERVIÇOS
Ação “Cuidando do Cuidador”
OUTROS SERVIÇOS
POLICIAIS MILITARES FUNÇÃO
Maj. PM Antônio Carlos Paulino dos Santos
Orientador do CBS/CEASR
2º Ten. Antônio Francisco Barroso Campos
SECRETARIA
2º Ten. PM R/R Luís Coelho Ribeiro
Auxiliar Secretaria
1º Sgt. PM Adenira Silva de Castro Melo Moura
RECEPÇÃO
1º Sgt. PM Antônio Altemir Temoteo Menezes
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Cb PM Francisco Thiago Carneiro Sena
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Sd PM Leiliane Oliveira Alves
Acolhimento / Visitas domiciliares e hospitalares
Cb PM Germano Theodoro Pinheiro Imlau Motta
DIGITADOR
FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS E CIVIS FUNÇÃO
Maria Francisca Alves Sena
SERVIÇOS GERAIS
Maria do Socorro O. de Azevedo
RECEPÇÃO