Carga roubada em Pernambuco é recuperada no Cariri cearense com o auxílio do videomonitoramento da SSPDS

29 de junho de 2018 - 08:13 #

Com menos de uma semana desde a sua implantação, o sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na cidade de Brejo Santo, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), auxiliou na recuperação de uma carga avaliada em R$ 50 mil, após esta ser roubada no Estado de Pernambuco. A ação ocorreu na madrugada de quarta-feira (27) e foi realizada por uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Já as investigações iniciais estão com a Delegacia Regional de Brejo Santo, onde um inquérito policial por portaria foi instaurado em razão do comerciante, que é suspeito de ser o receptador da carga, se apresentar espontaneamente na unidade.

Após informações repassadas para a Polícia Militar acerca de uma carga de 24 toneladas de arroz, que vinha com destino à cidade de Brejo Santo, uma composição iniciou as diligências pela região onde com o auxilio do videomonitoramento foi possível identificar o exato momento que o caminhão passava por uma das vias do município. O veículo foi localizado no bairro São Francisco, onde momentos depois os policiais militares encontraram as duas pessoas responsáveis pelo transporte do carregamento até a cidade cearense.

Ao serem indagados, ambos informaram que foram contratados por um comerciante da região para pegar a carga na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. Os homens foram encaminhados para a sede da Delegacia Regional de Brejo Santo, onde foram ouvidos. Inicialmente, as investigações não apontaram envolvimento de ambos na ação criminosa. Já o comerciante, que é investigado sob a suspeita de ser o receptador da carga, se apresentou espontaneamente à Polícia Civil, onde foi instaurado um inquérito policial por portaria.

Conforme repassado pela empresa vítima do crime, a ação criminosa ocorreu em Serra Talhada, em Pernambuco, após homens armados em um carro efetuarem disparos contra caminhão e subtraírem a carga. Agora, a Polícia Civil do Ceará mantém as investigações em conjunto com a Polícia pernambucana, visando prender todos os envolvidos na ação criminosa, bem como aprofundar as apurações no intuito de identificar se há envolvimento da dupla, que conduziu o caminhão até o Cariri cearense.

Videomonitoramento

Brejo Santo, na Região do Cariri, foi a 19ª cidade cearense com população acima de 50 mil habitantes a receber uma equipe do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas) e Sistema de Videomonitamento do Governo do Ceará. A implantação ocorreu na sexta-feira (22), no Centro da cidade, com a presença do governador Camilo Santana, do secretário de Segurança Pública, André Costa, do comandante da Polícia Militar, Cel. Ronaldo Viana, do Cel. Márcio Oliveira, comandante do BPRaio; da prefeita de Brejo Santo, Tereza Landim, e de várias autoridades da região.

São 15 câmeras com giro de 360 graus espalhadas por vários pontos da cidade que irão dar mais segurança às ruas e avenidas, bem como trazer mais tranquilidade para a população. O Governo do Ceará prevê investimento total na ordem de R$ 20 milhões por ano para as cerca de 700 câmeras dispostas por 38 municípios cearenses contemplados.

Fonte: SSPDS