Governador mostra exemplos de como o videomonitoramento auxilia no trabalho policial

27 de junho de 2018 - 08:22 #

Durante o bate-papo com a população no Facebook, nessa terça-feira (26), o governador Camilo Santana exibiu dois exemplos de como o sistema de videomonitoramento, tecnologia que tem sido implantada em todas as regiões do Ceará, ajuda o trabalho policial a ganhar mais celeridade e eficiência nas operações policiais.

O primeiro vídeo exibido mostrou um furto de carro no bairro Bonsucesso, na Capital. Camilo Santana contou que o dono do veículo registrou Boletim de Ocorrência. Logo, os dados foram encaminhados para o sistema e, com a identificação da placa do veículo roubado, a Polícia, em poucas horas, conseguiram abordar o criminoso no Centro.

Outras imagens mostraram a identificação de um foragido da Polícia em Juazeiro do Norte. O governador relatou que a população informou a Polícia acerca da atitude suspeita do homem. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) repassou para a Polícia que, através das câmeras, identificou o histórico do procurado, que tem ligação com o tráfico de drogas. “Vamos ser o Estado com maior número de câmeras de videomonitoramento no País. Bandido no Ceará tem que saber que estará vigiado e monitorado por câmeras”, concluiu.

Mensagem à AL para criação de 700 vagas de agente penitenciário

Ainda durante a transmissão, o Governo do Ceará encaminhou à Assembleia Legislativa a mensagem para criação de mais 700 vagas para agentes penitenciários no Estado. A matéria deve entrar em votação nos próximos dias.

Camilo lembrou que, no próximo dia 3 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, serão empossados mais 1.000 agentes para integrar a segurança do sistema penitenciário estadual. As novas vagas no quadro da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) segue o planejamento de convocar mais turmas do último concurso realizado para o cargo. “No futuro, estaremos convocando mais profissionais concursados. Estou cumprindo um compromisso que firmei com todos os remanescentes”, disse.

O chefe do Executivo também divulgou na transmissão ao vivo que, no próximo sábado (30), o Governo do Ceará realizará a entrega de 28 ambulâncias para cidades cearenses. Serão contemplados os municípios Capistrano, Eusébio (duas ambulâncias), Guaiúba, Itapipoca (duas ambulâncias), Maracanaú (duas ambulâncias), Maranguape, Paracuru, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo do Amarante, Cascavel, General Sampaio, Icapuí, Itapajé, Ocara, Pacatuba, Paraipaba, Horizonte, Pacajus, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Caucaia e Chorozinho. A cerimônia ocorrerá às 8 horas, em Fortaleza.

Perguntas e respostas

Gabriel Vasconcelos perguntou ao governador se cidades com menos de 50 mil habitantes receberão implantação do Batalhão do Raio e do sistema de videomonitoramento. “A nossa primeira etapa foi nas cidades acima de 50 mil habitantes, com implantação de BPRaio e videomonitoramento para essas cidades. Nossa meta é concluir, no mais tardar agosto, esse planejamento. A próxima etapa, como já anunciei isso aqui, serão as cidades entre 30 e 50 mil habitantes, para receber tanto o batalhão como o sistema”, respondeu Camilo.

Morador de Pedra Branca, Pedro Guilherme questionou se o Governo do Ceará tem no cronograma ações e investimentos para o seu município. O governador destacou que há atenção especial sobre a questão hídrica na localidade, além de série de investimentos em infraestrutura e urbanização. “Temos várias perfurações de poços, em breve, terá também uma areninha, uma brinquedopraça, também Projeto Sinalize, projetos produtivos, várias ações importantes voltadas para Pedra Branca”.

Fortalezenses pediram informações sobre entrega de unidades de residenciais do Minha Casa Minha Vida na Capital. Camilo Santana destacou que ainda, nesta semana, serão duas inaugurações de habitação para beneficiar a população. Na quinta-feira, às 9 horas, serão entregues 600 unidades do Residencial do Dendê, enquanto, na sexta-feira, são 2 mil unidades do Residencial Cidade Jardim 2. Na Região Metropolitana, também na sexta-feira, às 16 horas, famílias da Pacatuba também receberão a chave de residências.

 

Fonte: SSPDS