Mais 125 novas motocicletas são entregues para reforçar o policiamento na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado

12 de junho de 2018 - 16:12 #

Aconteceu na manhã de hoje (12), durante solenidade na Avenida Osório de Paiva, próxima ao Terminal do Siqueira, em Fortaleza – CE, a entrega de mais 125 motocicletas que serão utilizadas por policiais militares do Batalhão de Policiamento e Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas – BPRAIO, da Polícia Militar do Ceará. Na ocasião, participaram da entrega o Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Heraldo Pacheco; o Comandante do BPRAIO, Coronel PM Márcio e demais autoridades civis e militares.

Durante a entrega das motocicletas, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, ressaltou que este reforço que o policiamento está recebendo vai auxiliar na apreensão de drogas e armas, nas abordagens e na prisão de criminosos. “As novas motocicletas vieram para acrescentar o trabalho no Policiamento Ostensivo Geral – POG, pois ainda temos áreas em Fortaleza mal urbanizadas e com difícil acesso por viaturas”.

“A população só tem a ganhar com o fortalecimento da segurança, através do dinamismo do atendimento das ocorrências, principalmente, aquelas que o policiamento convencional através de viaturas tem o acesso comprometido. Além de contribuir com a diminuição dos índices criminais, o objetivo também é aumentar a sensação de segurança real das pessoas, haja vista, que motocicleta patrulha em áreas de difíceis acessos com maior facilidade e a transposição de obstáculos, além de ser o veículo apropriado para abordar motocicletas usadas pelos criminosos, afirmou o Comandante do BPRAIO, Coronel PM Márcio.

            “As novas motos representarão dois fatores na segurança: para os policiais militares, em relação à tecnologia, à potência e agilidade no serviço, mas também para a sociedade alencarina, pois a eficiência e eficácia do trabalho policial serão ampliados, e com isso quem ganha é a população”, declarou o 3° Sargento PM Wagner, policial militar pertencente ao efetivo do Batalhão, com 17 anos de Corporação, sendo 5 anos dedicados ao BPRAIO.

           Para o Soldado PM Oliveira, policial militar pertencente ao efetivo do Batalhão, com a entrega das novas motos o patrulhamento se intensificará ainda mais, haja vista, que o policiamento se tornará mais eficaz e flexível, pois permitirá mais rapidez nas ações onde as viaturas não têm acesso. “Essas motos chegam pra gente com uma ótima expectativa de melhora para o serviço nas ruas e também para a qualidade no serviço, além de trazer uma maior mobilidade para os policiais militares e mais segurança para a sociedade em geral”.

            Ao final da solenidade, o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, “Aos meus guerreiros e guerreiras que fazem parte da Corporação quero dizer que continuem com muita galhardia e com muita garra combatendo a criminalidade e retirando das ruas aqueles que não desejam viver em harmonia com a sociedade”.

            O primeiro lote de 140 motocicletas foram entregues em abril deste ano, em solenidade no estacionamento do Ginásio da Parangaba, de um total de 365 motos adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará. O projeto visa duplicar a capacidade operacional do BPRAIO na Capital e tornar eficaz o compromisso do Governo Estadual de expandir o efetivo deste batalhão para as cidades do interior que contam com mais de 50 mil habitantes.

As novas motocicletas de marca Honda, modelo Africa Twin, possuem 1.000 cilindradas, adequadas para o policiamento ostensivo. Possuem um conjunto de atributos dos quais se destacam: sistema de freio ABS, sistema de controle de tração das rodas e alta versatilidade que lhe torna excelente tanto para o patrulhamento urbano quanto para o rural.

Fonte: ASCOM/PMCE