183 anos: Semana de eventos marca comemorações de Aniversário da PMCE

28 de maio de 2018 - 13:57 # #

Em alusão ao Aniversário de 183 anos da Polícia Militar do Ceará, foi organizada uma semana de eventos em comemoração há mais um ano da Corporação. Nos dias 17 a 24 de maio do corrente ano, a Instituição promoveu uma série de atividades alusivas à data, voltadas tanto para seus integrantes, como para a população cearense.

Além das solenidades militares, a programação contou com atividades esportivas, como o torneio de futebol, passeio ciclístico, circuito hípico, bem como eventos culturais como concerto musical, exposição no shopping, apresentação de talentos, entre outros. O objetivo, além de homenagear a Instituição, é aproximar cada vez mais a Polícia Militar da população.

Alguns eventos proporcionados pela Instituição, tiveram o intuito de homenagear os integrantes da Corporação e seus familiares. Para abrir a semana de eventos, foi realizado na manhã do dia 17 (quinta-feira), o Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Quartel do Comando Geral. No final da tarde, tivemos um Ato Ecumênico, prestigiado por diversas autoridades civis e militares. No dia 18 (sexta-feira), aconteceu um Café da Manhã com o Coronel Comandante Geral, Ronaldo Mota Viana, como forma de reconhecimento aos policiais militares que se destacaram, operacionalmente, no período de janeiro a abril do corrente ano. Na oportunidade, cada policial militar homenageado foi acompanhado por um familiar e ao final do evento, todos foram agraciados com certificados de Destaques Operacionais.

Ainda no dia 18, foi promovido um Almoço comemorativo para os Comandantes das Áreas Integradas de Segurança – AIS’s acompanhados de um Praça de suas unidades, na Caixa Beneficente dos Militares do Ceará – CABEMCE. Participaram da comemoração, o Coronel Comandante Geral, o Presidente da CABEMCE e seus conselheiros, além de outros convidados.

Durante toda a semana, foram realizadas em alguns terminais de passageiros apresentações da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará, Major Xavier Torres, fazendo uma alvorada musical para os usuários do transporte público de Fortaleza.

Dos dias 17 a 20 de maio, aconteceu uma exposição com equipamentos, fardamentos, armamentos e viaturas da Gloriosa PMCE, no Shopping Rio Mar Kennedy, com visitação aberta ao público. O evento visou interagir e estreitar a convivência da população com os profissionais de segurança pública, demostrando artigos e materiais utilizados no trabalho diário dos policiais militares. Na oportunidade, compôs a exposição, a apresentação do Veículo HUMAITÁ e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer.

Como parte dos eventos propostos, foi realizado o II Torneio de Tiro Policial Coronel PM RR José Gilson Liberato, no SNIPER – Clube de Tiro, que contou com a participação de atiradores da Polícia Militar e convidados. Em outro evento simultâneo, foi realizado no Regimento de Polícia Montada – RPMont, o Circuito Hípico Cel Moura Brasil, com prova hípica em quatro categorias (0,40m – 0,60m – 0,80m – 1,0m), que contou com a presença do Coronel Comandante Geral, Ronaldo Mota Viana, do Tenente Coronel Ricardo Colares, Comandante do RPMONT, do Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Antônio Aginaldo, além de outras autoridades civis e militares.
Nos dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), foi realizado o II Torneio de Futebol de Campo, no Quartel do Comando Geral, que contou com a participação de 16 times compostos, exclusivamente, por policiais militares da PMCE. Ele teve como objetivo maior, a congratulação ao centésimo octogésimo terceiro aniversário desta douta Corporação Militar, além do estímulo à prática esportiva e à integração da tropa. A equipe campeã foi a do Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR, tendo como vice-campeã a equipe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – CGP, todos agraciados com medalha e troféu.
Para o Tenente Coronel PM Clairton, Comandante do BPTUR, incentivar dentro do batalhão a prática de esportes é de muita importância, “quero frisar que não obstante nós termos recebido esta premiação de primeiro lugar, vencedores mesmo foram todos os times que participaram, que fazem parte da PMCE nesse momento de confraternização. Chegamos a final por mérito dos nossos atletas e nos consagramos campeões, mais uma vitória para o time do BPTUR, que já vem colecionando algumas vitórias”, declarou o Oficial.

Outro evento promovido pela Corporação, foi o II Passeio Ciclístico da PMCE, realizado no último dia 20 (domingo), aberto ao público. O momento foi marcado por um clima de confraternização e muita descontração entre oa participantes. No meio do trajeto, as pessoas tomaram um excelente café-da-manhã, ouviram boa música e contaram com a presença do ilustre Governador do Estado do Ceará, que pedalou ao lado da população, comemorando a implantação da Rodovia CE-010.

No dia 21 (segunda-feira), tivemos uma manhã lúdica na Associação Peter Pan, com a participação de policiais militares do Canil/BPCHOQUE e de policiais militares músicos, interagindo com as crianças. Esteve presente o Coronel Comandante Adjunto, Adriano de Moura Soares. No final da tarde do mesmo dia, aconteceu a apresentação de talentos da PMCE, contando com a participação de policiais militares com talentos voltados para atividades artísticas com músicas, shows de humor e desenhos de caricaturas. O evento foi realizado na Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico Clube, aberto ao público.

Já no dia 23 (quarta-feira), aconteceu no auditório do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE, uma palestra sobre Polícia Militar e Libras, que teve como objetivo mostrar a sociabilidade e interação entre a Polícia Militar, em especial com a comunidade surda. A palestra mostrou que os policiais militares também podem se comunicar em libras e em casos específicos realizar abordagens desta maneira.

Estiveram presentes na palestra deficientes visuais, surdos, psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, assistentes sociais, policiais militares e intérpretes em Libras.

Finalizando a semana comemorativa, tivemos alguns eventos voltados ao público interno da Instituição. Entre eles, o Hasteamento do Pavilhão Nacional nos Batalhões aniversariantes, BPCHOQUE e RPMONT.

No dia do encerramento, 24 (quinta-feira), oficialmente, a data de aniversário da Instituição, a Corporação promoveu uma a Solenidade Cívico-Militar, no pátio externo do Quartel do Comando Geral, onde foram homenageadas diversas autoridades e policiais militares que contribuíram e continuam contribuindo para o engradecimento da Gloriosa Polícia Militar do Ceará.

Participaram da solenidade, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Mota Viana; o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Heraldo Pacheco; o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart, além de outras autoridades e familiares.

Na oportunidade, o Governador do Estado, Camilo Santana participou da entrega da Medalha do Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da Polícia Militar do Ceará (50 agraciados); da Medalha Grande Mérito, destinada a pessoas que venham a contribuir, de forma altruísta e engajada com a Corporação e com a causa da Segurança Pública Alencarina (10 agraciados), entre os agraciados estava a primeira-dama do Estado, Onélia Santana; e da Medalha José Martiniano de Alencar, que também é uma condecoração da Polícia Militar do Ceará, agraciando aqueles que prestaram bons serviços à Polícia Militar do Ceará e à causa da segurança pública (183 agraciados).

Dentro das comemorações, a Corporação resolveu homenagear post mortem alguns dos valorosos policiais militares que fizeram parte da história da Instituição, representados por seus familiares. Na ocasião, foi promovido o Ex-1° Tenente PM Marcos Paulo Lira Ribeiro ao posto de Capitão PM, representado por sua viúva e sua mãe.

Também foi homenageado o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Mota Viana, pelo transcurso do seu natalício, comemorado também no dia 24 de maio.

Ao final da solenidade, aconteceu uma queima de fogos, uma apresentação da música “A Paz” e um desfile da tropa em continência às autoridades.

PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA LINDA FAMÍLIA CHAMADA PMCE!!

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMCE

Ícone foto

Exposição

Ícone foto

Ciclísmo

Ícone foto

PMCE 183 anos

Ícone foto

Futebol

Ícone foto

Solenidade

Ícone foto

Solenidade

Ícone foto

Café da Manhã

Ícone foto

Solenidade

Ícone foto

Exposição

Ícone foto

Hipismo

Ícone foto

Libras

Ícone foto

Peter Pan

Ícone foto

Ato Ecumênico

Ícone foto

Torneio de Tiro