Agentes de segurança participam do primeiro Curso Tático Policial Feminino do Ceará

18 de maio de 2018 - 15:26 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nessa quinta-feira (17), o I Curso Tático Policial Feminino. A iniciativa é pioneira no Estado do Ceará e visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Durante a aula inaugural, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, ressaltou a importância da capacitação. “A gente vê como algo muito importante porque nós temos esse grande efetivo de policiais femininas e que precisam também se especializar. Na verdade, esse curso tem as mesmas matérias que os homens veem também em outros cursos e, assim, a gente pode qualificar um número maior de mulheres”, ressaltou André.

Segundo a coordenadora do curso, delegada da Polícia Civil, Adriana Silveira de Arruda, para ingressar no curso, as candidatas foram submetidas a uma bateria de exames médicos e testes físicos com corrida, flexão de braços, flexão abdominal, flexão na barra, natação livre de 50m e flutuação. Ela explica que o treinamento terá uma carga horária de 150 horas/aula e incluirá instruções de educação física, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar,técnicas operacionais policiais, noções de controle de distúrbios civis, direção veicular, tiro de combate, sobrevivência policial, e outras disciplinas que habilitarão as profissionais a operarem de forma mais segura e confiante.

“Pretende-se o mesmo tratamento que é dado aos homens policiais, tratamento igualitário, sem distinção. Até porque as atribuições de cada cargo das forças policiais não são distinguidas pelo gênero. Esse curso, como os demais cursos especiais policiais, vai testar os limites de cada aluna, nos moldes dos cursos especiais policiais voltadas ao público masculino”, pontuou a coordenadora Adriana.

Ao todo, 24 mulheres participam dessa primeira turma do Curso Tático Policial Feminino. São 12 policiais militares, nove policiais civis, uma auxiliar de perícia da Pefoce e duas agentes da Polícia Federal. O término do curso está previsto para o dia 7 de junho.
A aula inaugural foi ministrada pelo agente da Polícia Federal, Alexandre Augusto Mesquita e Silva, e abordou a atuação dos policiais táticos no Brasil. Também estiveram no evento o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila de Vasconcelos; o secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade; os chefes das vinculadas e a coordenadora especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Ceará, Camila Silveira.