Idosa com Alzheimer se perde e é encontrada com auxílio do videomonitoramento da SSPDS

15 de maio de 2018 - 11:12 #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o auxílio do sistema de videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) localizou, na noite desse domingo (13), uma idosa diagnosticada com a doença de Alzheimer, que saiu de casa pela manhã para ir à missa e não retornou para sua residência. O carro que ela dirigia foi visto em vários bairros, trafegando numa velocidade média de 40 km/h. A idosa foi encontrada na Avenida Mister Hull, bairro Tabapuá, no município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

De acordo com levantamentos policiais, uma senhora de 81 anos teria sido vista pela última vez, instantes depois do término da missa da Igreja Redonda, no bairro Parquelândia (AIS 6), quando foi até a casa de uma amiga. Já por volta das 11 horas da manhã, ela saiu de lá informando que iria para sua residência, recusando o convite para almoçar. Porém, as horas foram se passando e ela não retornava para casa, o que começou a causar preocupação nos familiares. De imediato, eles começaram as buscas ligando para o celular da idosa, que não atendia, e para a amiga dela. Em seguida, a Ciops foi contatada para auxiliar nas buscas.

Com as informações, os policiais militares passaram a realizar buscas no intuito de encontrar a idosa. O veículo que ela conduzia foi visto pela primeira vez na Avenida Dom Luís, já no finalzinho da tarde, e, em seguida, na Avenida Padre Valdevino. O que chamou a atenção dos agentes de segurança foi a velocidade em que o carro percorria, em média a 40 km/h, e, às vezes, dando voltas ou circulando pela contramão.

No início da noite, o veículo foi visto mais uma vez transitando na Avenida Bezerra de Menezes. Viaturas e a família da idosa foram até a localidade e, devido ao engarrafamento, não foi possível realizar a abordagem. Foi quando pouco tempo depois, a família recebeu uma ligação do celular da idosa dando conta do paradeiro dela.

“O videomonitoramento foi essencial para encontrarmos minha cunhada. Não tenho palavras para agradecer, só desejo que Deus abençoe e que todos os lugares possam ter esse recurso tão maravilhoso”, afirmou a cunhada da idosa, que se sentiu aliviada após o susto que ela deu na família em pleno Dia das Mães.

Ao ser indagada se a idosa já tinha desaparecido outras vezes, a cunhada diz que “infelizmente já, mas, nas outras vezes, ela sempre retomava o sentido e lembrava de casa. Dessa vez,demorou muito e o susto foi grande para todos nós”, disse. Um dos principais sintomas de quem é diagnosticado pela doença de Alzheimer é a perda de memória.

“As câmeras de videomonitoramento ajudam na prevenção de crime, na investigação criminal e presta serviço também para a população como no caso de ontem, pois foi detectado que uma pessoa vagava pelas ruas aparentemente sem rumo. Em posse dos dados já cadastrados no 190, foi possível contactar a família e encaminhar viaturas para o local a fim de verificar a situação”, ressalta o coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho.

O aparecimento da idosa foi possível, graças a um chamado aberto na Ciops, informando dados do veículo, vestimentas e características pessoais da idosa. A partir daí, uma chamada de alerta foi aberta, facilitando as equipes em campo a localizar a vítima por meio do videomonitoramento, que detectou a pessoa procurada trafegando nas vias da Capital.

Videomonitaramento

O videomonitoramento funciona 24 horas por dia, com vários pontos de patrulhamentos remotos espalhados por toda a Capital e em 11 municípios espalhados pelo Estado. Além de Fortaleza, contam com a tecnologia as cidades de Aracati, Beberibe, Caucaia, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Eusébio, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. Outros 31 municípios receberão uma central de videomonitoramento ainda este ano. Todas as imagens geradas pelas câmeras são compartilhadas com a Ciops, que possui células instaladas também em Juazeiro do Norte e Sobral.

Fonte: SSPDS