PMCE realiza solenidade de inauguração do Projeto Arte Suave – Lutando pela Paz no 19° BPM

14 de maio de 2018 - 14:59 # # #

      

Nesta segunda-feira (14), foi inaugurado o Projeto Arte Suave – Lutando pela Paz, na sede do 19º Batalhão Policial Militar, da Polícia Militar do Ceará, que visa atender crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, moradores da comunidade do Tancredo Neves. Esta iniciativa tem o intuito de buscar estratégias para melhorar a segurança pública a médio e longo prazo, através do ensino de artes marciais, despertando novos interesses que afastem essas crianças e adolescentes das drogas e do crime. Esta é a 3ª sede que é contemplada com o Projeto; a primeira foi inaugurada em junho de 2015, na 1ª Cia do 8° BPM, localizada no Campo do América – Meireles, atendendo 60 crianças; e em fevereiro de 2017, na 4ª Cia do 8° BPM, no bairro Papicu, com cerca de 90 crianças beneficiadas.

Durante a solenidade, os presentes foram agraciados com o som do violino e do saxofone tocados por policiais militares da Corporação e com a apresentação do grupo Acord’Arte. Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Comandante do 16° Batalhão Policial Militar, Tenente-coronel PM Weberton; o Comandante do 19º Batalhão Policial Militar, Major PM Passos; o idealizador do Projeto Arte Suave – Lutando pela Paz, 3° Sargento PM Cavalcante; a idealizadora do Projeto na sede do Batalhão, 1º Tenente PM Lilia Narcizio e demais autoridades policiais, representantes da Associação dos Profissionais da Segurança – APS, que, na ocasião, doaram um gelágua para ser utilizado pelas crianças, adolescentes e seus familiares.

Idealizado pelo faixa-preta de Jiu-Jitsu e 3° Sargento PM Cavalcante, o Projeto visa desenvolver ações de transformação e inclusão social por meio do esporte, sob a coordenação de policiais militares voluntários. Segundo ele, a pretensão é expandir o projeto para as demais unidades da Corporação. “O Governador do Estado já realizou a licitação com a compra de 3.325 quimonos novos para atender todas as Unidades Integradas de Segurança, Capital e Região Metropolitana, passando de 280 para 3.200 alunos”, explica o Sargento.

Para o Comandante do 19° BPM, Major PM Passos, “é um dia muito especial para todos, pois estamos inaugurando o Projeto Arte Suave – Lutando pela Paz, que visa trabalhar com crianças e adolescentes através do ensino das artes marciais, para que seja desenvolvido nelas a noção de cidadania. O mais importante deste programa não é formar competidores e sim a aproximação da PMCE com a comunidade. Além do trabalho que os policiais militares já realiza através da polícia preventiva e ostensiva, agora serão desenvolvidas ações por meio do esporte para atender a comunidade. O principal requisito para participar, é que a criança ou adolescente esteja matriculado e frequentando a escola regularmente”.

“Pensamos em um projeto que atendesse à comunidade e que gerasse uma aproximação entre a PMCE e a população. Pensamos também em outros projetos, como o Acord’Arte, por meio dos ensinamentos musicais e também um projeto de futebol. Inicialmente, decidimos implantar o Projeto Arte Suave – Lutando pela Paz, importante para a comunidade, para reduzir a criminalidade a médio e longo prazo, onde as crianças vão criar referenciais, que podem ser um professor esportista ou um policial militar e assim transformarem suas vidas, tornando-se verdadeiros cidadãos”, destaca a 1º Tenente PM Lilia Narcizio.

“Este programa visa aproximar polícia militar e comunidade, é o seu principal objetivo. Além de tentar tirar as crianças da ociosidade e, futuramente, do mundo do crime. O Jiu-Jitsu é um esporte de defesa pessoal, que tem hierarquia, disciplina e raciocínio lógico, vamos trabalhar a parte emocional e física das crianças”, afirma o 3° Sargento PM Francileudo, professor do projeto social.

Meu filho vai iniciar o projeto, que é muito importante para a educação dele. Um aprendizado pra ele, futuramente, e eu estou muito feliz com a oportunidade que o Comando da Polícia Militar do Ceará está proporcionando”, declara a Senhora Suzana, mãe do Pedro Henrique, um dos alunos inscritos no Projeto.

Ao final do evento, foi realizada uma demostração de Jiu-Jitsu e Judô com profissionais da área, apresentando movimentos, técnicas de golpes e quedas. Na ocasião, os presentes desfrutaram, ainda, de um coffee break, preparado especialmente para eles.

Fonte: 19°BPM / Assessoria de Comunicação Social da PMCE