PM é convocado para defender Seleção Brasileira de futsal em torneio internacional

10 de maio de 2018 - 10:12 #

Jogar futebol e ser destaque em sua posição a ponto de ser convocado para representar o Brasil em uma competição internacional. Sonhos comuns a maioria dos garotos, que se tornaram realidade para o cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e goleiro, Antônio Roberto da Costa Genuca Júnior (32).

No último mês de maio, após se destacar nas competições que disputou, “Genuca Júnior” teve seu talento reconhecido por mais uma convocação para defender a Seleção brasileira. Ele foi um dos arqueiros escolhidos para vestir a camisa verde amarela no Intercontinental de Futebol de Salão Original, que acontecerá em outubro deste ano, na Rússia.

Além de russos e brasileiros, o torneio, organizado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), contará com as presenças dos selecionados da Nigéria, da China, da Bélgica e da Austrália.

O futsal e a PM

Acostumado a defender a população, Genuca Júnior está na PMCE desde 2010 e divide seu tempo com a atividade na corporação e nos treinamentos em sua atual equipe, o Jurema Futsal. Os treinos acontecem três vezes por semana, no ginásio de uma escola do bairro, situado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. “É uma rotina cansativa. A gente tem família, também se dedica aos estudos, exerce um papel importante dentro da instituição PMCE e tem que ‘dar o gás’ nos treinos, que incluem academia e equipe”, destaca o PM.

Em todo esse processo, o cabo Júnior faz questão de destacar o apoio de seus companheiros de farda. “O apoio vem por meio dos nossos amigos e comandantes, hoje especialmente através do tenente-coronel De Paula, que conheci ainda em 2010, no meu curso de formação de soldados, e a quem tenho muito respeito”, disse. No mesmo ano, com sua participação na seleção da Polícia Militar, aproximou-se mais ainda daquele que é destaque também por apoiar o esporte, desenvolvendo projetos que visam beneficiar os policiais e a comunidade esportiva como um todo.

A carreira no esporte

Genuca começou no futebol de salão aos oito anos, já como goleiro, no extinto Projeto ABC, no bairro Conjunto Ceará. Em seguida ingressou na seleção do colégio onde estudava. Aos 13 anos atuou no futebol de campo, após ser aprovado em testes no Ferroviário, onde permaneceu por mais de dois anos. Passou também pelo time do União, do bairro José Walter, equipe que disputava o campeonato cearense de base. No mesmo período, treinava futsal na equipe da AABB. Teve ainda uma passagem pelo Ceará Sporting Club, no futebol de campo, de 2000 a 2005, passando pelas categorias sub 15, sub 17 e sub 20.

Em 2005, iniciou a faculdade de Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Em 2008 começou o curso de Ciências Contábeis, onde se formou em 2015. No ano seguinte iniciou a Pós-Graduação em Gestão Pública. Nesse período, conciliou os estudos com a atividade esportiva, participando de várias competições amadoras de futebol, futebol society e futsal. Dentro da PMCE, foi goleiro na Seleção do Ronda do Quarteirão e na equipe da Polícia Rodoviária Estadual. Jogou também na 3a Companhia de Policiamento de Guarda.

Em 2015, o cabo Júnior voltou aos treinos com o objetivo de jogar competições de alto rendimento, pela equipe do MS Futsal. Disputou dois campeonatos cearenses de Futebol de Salão Original, sendo escolhido um dos 3 melhores goleiros da competição, em 2016. No mesmo ano disputou o I Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão Original pela equipe do Tiradentes. No mesmo ano, mas já atuando no Jurema Futsal, disputou a Taça Brasil. Em 2017 foi campeão cearense de Futebol de Salão Original pelo Jurema Futsal, e foi escolhido o melhor goleiro da competição.

A Seleção

Foi chamado para a Seleção brasileira em abril de 2017. O chamado foi para quatro jogos amistosos contra a Argentina, pelo Desafio Mundialista, valendo troféu em cada uma das partidas. Atuou na quarta partida, a única vencida pelo Brasil, onde foi escolhido o melhor jogador em quadra, com boa performance no tempo normal na disputa de pênaltis, onde pegou uma das cobranças de nosso “hermanos”.

“Foi um misto de surpresa e emoção, pois com vários anos sem treinar efetivamente para competições de alto rendimento, voltar bem e conseguir essa oportunidade dois anos depois, foi sem dúvida uma grande surpresa”, comentou o arqueiro e PM, que completou: “emoção, porque todo atleta sonha em representar seu país e vestir aquela camisa verde e amarela, principalmente quando se tem a oportunidade de enfrentar os nossos maiores adversários”.
Genuca Júnior tem apresentação marcada para o dia 7 de outubro.

Fonte: SSPDS