Atuação da SSPDS no bairro Pedras resulta nas apreensões de cinco armas de fogo em 15 dias

10 de maio de 2018 - 10:24 #

Cinco armas de fogo em 15 dias e nenhum registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) há quatro meses. Esse é o balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras e arredores, no bairro Pedras, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Nesta quarta-feira (9), os policiais militares atuantes na região capturaram mais um suspeito portando uma arma de fogo. O procedimento foi registrado no 6° Distrito Policial (DP), delegacia responsável pela circunscrição onde ocorreu o fato.

O preso foi identificado por Francisco Wallisson Rodrigues de Lima (18) – sem antecedentes. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 contendo cinco munições intactas. A captura ocorreu durante um patrulhamento ostensivo pela Rua do Cruzeiro. Ao visualizar a aproximação da composição, Wallison atravessou a rua e tentou se esconder em uma oficina. Contudo, os policiais rapidamente abordaram o homem, que não ofereceu resistência.

Ao ser questionado, ele informou que mantinha a arma de fogo com o objetivo de se defender do ataque de desafetos. A ocorrência foi encaminhada ao 6° DP, onde foi instaurado um inquérito policial por porte ilegal de arma de fogo.

Balanço

A ação de hoje vem acompanhada de outras apreensões, como a ocorrida no dia 2 de maio, quando foi encontrada uma espingarda calibre 12 em um imóvel abandonado. Na ocasião, os militares realizaram uma busca na propriedade, também situada na Alameda das Palmeiras. A arma de fogo, que foi encontrada no forro falso de um dos cômodos foi encaminhada ao 30° DP.

Outro trabalho policial que resultou na prisão de um suspeito envolvido em atividades ilícitas na região ocorreu no dia 27 de abril. Conforme já havia sido divulgado pela SSPDS, Jorge Luiz Falcão Ferreira (34) foi preso em flagrante, após cometer um roubo nas proximidades do viaduto do Anel Viário, na rodovia federal BR 116. Durante uma saturação realizada pelo motopatrulhamento, que recebeu informes via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o assaltante foi preso.

Com Jorge, que já possui duas passagens por roubo, além de antecedentes criminais também por dano, furto e por crime contra a administração pública, foram apreendidos com um revólver calibre 22, um simulacro de pistola e os pertences tomados da vítima. Ele foi conduzido para realização do procedimento policial no plantão do 30º DP, onde foi autuado por roubo.

Dois dias antes,no dia 25 de abril, três menores foram abordados também pelo motopatrulhamento da PM, na mesma região. Na ação, os adolescentes tentaram resistir à captura, mas foram contidos pela equipe policial, que apreendeu, com eles, um revólver calibre 38. Os suspeitos de 15, 16 e 17 anos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi realizado um ato infracional por porte ilegal de arma de fogo. Um dos suspeitos, de 16 anos, acumula seis atos infracionais análogos ao crime de roubo. Um outro menor também possui três passagens pela Polícia também pelo mesmo crime.

Fonte: SSPDS