Plano de organização criminosa paulista é frustrado pelas Polícias cearenses; três são presos

2 de maio de 2018 - 11:15 #

Um plano criminoso e um grupo interestadual desarticulado, além de duas armas de fogo apreendidas, entre elas, uma submetralhadora. Esse foi o balanço de uma ação policial ocorrida, nessa quinta-feira (26), na cidade de Jaguaribe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). O trabalho contou com equipes das Polícias Militar e Civil do Ceará (PMCE e PCCE), que resultou ainda na recuperação de veículos roubados. De acordo com as investigações, os suspeitos pretendiam assaltar uma casa lotérica no município de Orós (AIS 21), a 341 km de Fortaleza.

Durante patrulhamento em Jaguaribe, na tarde de ontem, uma composição da PM foi acionada para atender a uma ocorrência de roubo aum veículo Fiat Uno, no distrito conhecido por Nova Floresta. Em diligência até o local, os policiais militares, com o apoio de outra equipe, visualizaram uma Chevrolet Montana, de cor verde, que era acompanhada por uma motocicleta vermelha, modelo Bros.

A partir disso, desencadeou-se uma perseguição pela localidade em que o condutor da moto, o paulista identificado por Douglas Aparecido Ribeiro (25), derrapou, vindo a sofrer um acidente nas proximidades da ponte sob o Rio Jaguaribe, localizada na rodovia BR 226. De imediato, os profissionais de segurança deram voz de prisão ao criminoso. Conforme o delegado Karlus Kleber, titular da Delegacia Regional de Jaguaretama, Douglas já possui antecedente criminal em São Paulo pelo crime de tráfico de drogas e pertence a uma organização criminosa oriunda do seu Estado de origem.

Após a prisão do primeiro integrante, as equipes chegaram até uma ribanceira localizada ainda na região, onde foi encontrada a picape Montana, que também havia colidido, tendo os suspeitos empreendido fuga.Contudo, em continuidade às buscas, a Polícia foi até a casa, no bairro Matadouro Velho, onde os suspeitos se escondiam. Lá, foram presos, um segundo paulista, identificado por Rodrigo Azevedo Volcov (33); e a mineira, Thatiane de Paiva Soares (27).

No imóvel, foram apreendidas uma submetralhadora calibre 9 mm, com silenciador; uma pistola calibre 380, 36 munições e balaclavas. Um detalhe que chamou atenção dos policiais foram os livros encontrados no local, que tinham as páginas recortadas em formato de armas de fogo e que eram utilizados para esconder armamentos, bem como outros materiais ilícitos. Ainda de acordo com as investigações, Rodrigo também possuía passagens pela Polícia paulista por homicídios e roubos, tendo ficado preso por 11 anos em São Paulo pelos crimes. Já Thatiane não possuía antecedentes criminais.

Além das armas de fogo, foram apreendidas anotações que mostravam um plano criminoso articulado pelos suspeitos, que tinham o objetivo de assaltar uma casa lotérica em Orós. Fato que será apurado pelos policiais civis. O trio foi encaminhado a Delegacia Regional de Jaguaribe, onde foi autuado em flagrante por roubo com emprego de armas de fogo e concurso de pessoas e por integrar organização criminosa. Agora, a Polícia Civil diligencia em busca de localizar outras vítimas dos suspeitos, bem como identificar se existe a participação de outras pessoas no grupo.

Fonte: SSPDS