Batalhão de Polícia de Meio Ambiente realiza Operação “Rama” e faz diversas apreensões

27 de abril de 2018 - 09:50 # #

Policiais militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará, realizaram do dia 17 ao dia 23 de abril, a Operação “Rama”, e apreenderam armas de fogo, munições, acessórios de recarga de cartuchos e pássaros da fauna silvestre. A expressão “Rama” é exemplo de integridade e moralidade dos seres humanos. Ações elevadas, qualidades ideais e pensamentos sagrados são fundamentos básicos de caráter.

Na terça-feira (17), após patrulhamento pela zona rural da cidade de Nova Russas-CE, policiais militares localizaram na residência de um homem identificado como Antônio Bento Filho, 74 anos, as seguintes aves: 04 pássaros da fauna silvestre brasileira (currupião, galo da campina, caboclino). Além disso, foram apreendidas 01 espingarda cal 36; 01 espingarda cal 36; 24 cartuchos cal 36, intactos; 05 cápsulas cal 44, intactos; 01 cápsula cal 38, intacta; 55 cartuchos cal 36, metálicos vazios; materiais para recarga de cartuchos; apetrechos para caça; cintos para cartuchos. O proprietário alegou que as armas de fogo pertenciam ao seu filho, identificado como Luís Arnaldo Pinto Brito, 37 anos, residente no centro de Nova Russas-CE. O mesmo compareceu na casa de seu pai e afirmou não possuir os registros das armas, sendo encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús-CE, para os devidos procedimentos.

Na quarta-feira (18), também em fiscalização pela zona rural da cidade de Nova Russas-CE, policiais militares localizaram na residência de um homem identificado como Antônio Madeiro de Carvalho, os seguintes materiais: 01 espingarda cal 32, Rossi; 11 cartuchos cal 32, intactos; 11 cartuchos cal 32, vazios metálicos, além de 01pássaro da fauna silvestre brasileira (galo da campina). O proprietário alegou que a arma de fogo era sua. O homem foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús-CE, para os devidos procedimentos.

Já na quinta-feira (19), durante fiscalização na cidade de Ubajara-CE, policiais militares localizaram na residência de um homem identificado como João Paulino Filho, 53 anos, 02 pássaros da fauna silvestre brasileira (canários da terra). Nessa residência, após autorização do proprietário, foi localizada a seguinte arma: 01 espingarda cal. 40. O proprietário alegou que a arma de fogo pertencia ao seu irmão, Vereador de Ubajara – Francisco Paulino. Diante do fato, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá-CE.

Na sexta-feira (20), após denúncia de populares a respeito de criação de pássaros silvestres na zona rural da cidade de Croatá-CE, policiais militares apreenderam na residência de um homem identificado como Francisco Antônio Martins de Oliveira, 43 anos, 01 espingarda de fabricação artesanal; 02 corrupiões; 02 azulões, 02 galos da campina; 02 caretas; 02 bicos de pratas; 01 sabiá laranjeira; 01 graúna; 01 golinha; 01 papa capim; 01 bicudo e 01 primavera. Diante do fato, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá-CE.

Somente no período do dia 17 ao dia 23 de abril, na Região de Crateús/Ibiapaba, o BPMA realizou a apreensão dos seguintes materiais no total: 09 espingardas de fabricação industrial, 110 cartuchos intactos de variados calibres, 104 cartuchos vazios de variados calibres e 31 aves da fauna silvestre brasileira foram encontradas. Segundo o Comandante da operação, Tenente PM Yrtonny, ela tem como objetivo o combate à caça predatória e criação ilícita de animais da fauna silvestre.

A Polícia Militar do Ceará, por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente – BPMA, ressalta que a população pode fazer denúncias através do número 190 ou pelo telefone (85) 3101-3545.

Fonte: BPMA / ASCOM PMCE